O primeiro presidente da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa - 1922

1922


O ano era 1922 e, até aquele momento, nenhuma cidade do interior do Paraná tinha uma entidade de classe que representasse o setor comercial ou industrial. Ponta Grossa, no entanto, já com quase 100 anos de fundação e com um setor econômico em rápido crescimento, sentia a necessidade de criar uma organização da Sociedade Civil que pudesse nortear o desenvolvimento não só da economia local, mas da cidade como um todo.

Em 3 de junho daquele ano, um grupo de cerca de 80 empresários locais se reuniu no plenário da Câmara Municipal para discutir o assunto. A reunião foi coordenada por Miguel Quadros e Alcides Bittencourt e, na pauta, estava a criação de uma Associação Comercial do município.

Naquela noite, foram apresentados aos presentes dados da então Secretaria de Finanças do Paraná, que apontava Ponta Grossa como a segunda cidade do Estado com o maior número de indústrias já estabelecidas (eram 75), atrás apenas de Curitiba, que passava de 500.

Daquela reunião, nasceu o “Centro Commercio e Indústria de Ponta Grossa”, que mais tarde se tornaria a Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG). Também naquela reunião, foi definido o primeiro presidente provisório: Bonifácio Ribas, que comandou a ACIPG de 1922 a 1924.

Bonifácio era um importante empresário local e que tinha uma fazenda que carregava o seu nome. No dia 18 de junho, ocorreu a primeira eleição presidencial da entidade, com 46 votantes. Bonifácio acabou recebendo 38 votos naquele pleito, sendo escolhido para comandar a associação em seu primeiro biênio.

Fontes: Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG) / Livro “ACIPG 100 anos” / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.