Os estragos do ciclone - Novembro de 1927

1927


“Ponta Grossa, a Princeza dos Campos, sacudida pela fúria dos ventos”. Em 24 de outubro de 1927, Ponta Grossa se tornou notícia nacional em jornais da época após a passagem de um ciclone que deixou um rastro de destruição. “O Malho”, revista ilustrada que circulava nacionalmente, trouxe na edição de novembro uma sessão dedicada ao que chamou de “O desastre de Ponta Grossa”. 

Conforme o periódico, a cidade registrou ventos de mais de 100 quilômetros por hora que arrancaram árvores e destruíram o cemitério central, além de provocarem estragos na região sul da cidade, onde ficava a estação ferroviária.

O veículo também trouxe a informação sobre mortos e feridos por conta da tempestade, lembrando, inclusive, que o prédio da antiga prefeitura serviu de pronto-socorro improvisado. 

Outros jornais da época também noticiaram o fato. O “O Dia”, de 26 de outubro, informou a destruição de 30 casas e o destelhamento de outras 300. O veículo também destacou o número de feridos gravemente, que teria sido de oito pessoas, encaminhadas ao Hospital da Caridade (atual Santa Casa) e ao Hospital 26 de Outubro. Já o “Correio Paulistano” destacou que um dos hospitais da cidade também teve parte do telhado removido pela força dos ventos.

Fontes: Acervo de O Dia e O Malho / Livro ACIPG 100 anos / Foto - Josué Corrêa Fernandes / Ponta Grossa Memória e Fotos Atuais / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.