1940
Dos acervos de Lenilton Cardoso e Aldo Mikaelli, o registro mostra uma locomotiva no itinerário da estrada de ferro que ligava Ponta Grossa a Irati. A ferrovia alagada mostra que a fotografia, de ano desconhecido, foi feita em um dia chuvoso.
A ligação via trem entre as duas cidades era parte da linha férrea Itararé-Uruguai, de responsabilidade da Companhia de Estradas de Ferro São Paulo-Rio Grande, empresa que construiu a Estação Ferroviária do distrito de Guaragi.
A estrada de ferro tinha como quilômetro zero a cidade de Itararé, no interior de São Paulo, e era uma das principais rotas para municípios como União da Vitória, no Paraná, e Marcelino Ramos, na divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Nessa mesma linha férrea, iniciou-se o funcionamento do famoso trem que ligava São Paulo a Montevidéu, no Uruguai, entre os anos de 1943 e 1954.
Fontes: Estações Ferroviárias do Brasil / Foto - Acervos de Lenilton Cardoso e Aldo Mikaelli / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.