1930
Do acervo de Osmario Souza Ribas, o registro mostra o trabalho de rebaixamento da rua Augusto Ribas, no trecho entre a XV de Novembro e a Marechal Deodoro, em algum momento da década de 1930.
Anteriormente chamada de ‘Rua das Tropas’, em função da influência do tropeirismo na região entre os séculos XVIII e XIX, a rua Augusto Ribas é até hoje uma das principais vias de Ponta Grossa, recebendo um eixo de comércio e ajudando a ligar as zonas norte e sul da cidade.
O atual nome da via homenageia um dos pioneiros da cidade e figura ativa no campo da política local no século XIX. Augusto Lustosa de Andrade Ribas nasceu em 27 de agosto de 1847.
Com militância ativa na comunidade local, participou da recepção ao Imperador Dom Pedro II em Ponta Grossa, além de ter participado das articulações para a mudança no traçado da Estrada de Ferro do Paraná, trazendo a linha para a região central da cidade.
Além desses feitos, também foi o articulador da construção do Cemitério São José, inaugurado em 1890, além de incentivador da prática do hipismo em Ponta Grossa. Augusto Ribas faleceu em 20 de julho de 1897, prestes a completar 50 anos.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Osmario Souza Ribas / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.