Avenida Vicente Machado - Década de 1970

1970


Vicente Machado da Silva Lima nasceu na vizinha Castro no dia 9 de agosto de 1860, sendo o primeiro filho do capitão José Machado da Silva Lima e de Ana Guilhermina Laynes Pinheiro, família tradicional da elite campeira dos Campos Gerais.

Conforme os registros históricos, fez os primeiros anos de formação em Castro e depois em Curitiba, até que em 1876 foi enviado para a Academia de Direito de São Paulo – para onde tradicionalmente eram mandados os filhos da aristocracia paranaense –, na qual se graduou em 1881, aos 21 anos.

Após conseguir a formação acadêmica em São Paulo, retornou ao Paraná, mas desta vez para instalar-se de forma definitiva em Ponta Grossa, onde aliados da família o iniciaram na trajetória política. Inicialmente, foi nomeado promotor público e, em 1883, o chefe do Partido Liberal na província, Jesuíno Marcondes, o nomeou secretário de governo. Em 1885, afastou-se temporariamente da política para abrir um escritório de advocacia e, pouco tempo depois, foi eleito deputado provincial pelo Partido Liberal.

Como parlamentar, defendeu os interesses da elite agrária, como na ocasião em que atacou o projeto de lei do deputado Rocha Pombo, que criava um imposto territorial sobre as propriedades agrícolas. 

Defensor reconhecido da causa republicana, foi por três vezes Presidente do Paraná, cargo que equivale ao de governador, durante o período da Revolução Federalista, em 1893, 1894 e, por último, em 1904. Faleceu apenas três anos depois da última experiência política, em 1907, aos 46 anos. 

Fontes: Assembleia Legislativa do Paraná e Casa Civil do Governo do Paraná / Foto - Acervo de Tabajara Macedo / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.