A artilharia dos revolucionários - 1930

1930


Durante o estopim da Revolução de 1930, poucas semanas antes da deposição do então presidente Washington Luís, o interventor federal do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, fez uma visita de cortesia a Ponta Grossa.

Oficialmente, não há registros sobre os motivos da visita.  Extraoficialmente, especula-se que Vargas tenha vindo aos Campos Gerais naquele período para articular o apoio de lideranças do Sul para sua chegada ao poder, no que deveria ser um governo provisório.

Em Ponta Grossa, Getúlio ganhou um jantar de cortesia de lideranças locais, que  ocorreu na residência do coronel Alcebíades de Miranda, nas proximidades da atual praça Barão do Rio Branco.

Junto com o futuro presidente da República, vieram ainda canhões de artilharia dos revolucionários, que chegaram a Ponta Grossa de trem, como mostra o registro do acervo de Josué Corrêa Fernandes.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / PodParaná / G1 / Departamento de História da UEPG / Foto - Acervo de Josué Corrêa Fernandes / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.