A ‘Igreja dos Polacos’ - Ano desconhecido

1960


Do acervo de Ivan Rocha, o registro mostra o prédio da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na praça Barão de Guaraúna, em ano desconhecido. Por ter sido constituída e, até os dias atuais, bastante frequentada por imigrantes poloneses, o templo religioso ganhou, ao longo do tempo, o apelido de ‘Igreja dos Polacos’.

Nos primeiros anos da história do local, tudo era falado em polonês, exceto as missas rezadas em latim. Com uma arquitetura simples em madeira, viu-se que a Igreja não era mais capaz de suportar o grande número de fiéis, que aumentava à medida que novos poloneses desembarcavam na cidade.

Com isso, em 1928, a Igreja dos Polacos passou por uma reforma, que a transformou em uma arquitetura de estilo gótico, a qual segue preservada até hoje. Pelo menos uma vez ao ano, normalmente no mês de agosto, o local oferece a celebração de uma missa inteiramente em polonês, como forma de homenagear os colonos fundadores.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Ivan Rocha/ Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.