Indústrias Wagner - Década de 1940

1940


Dos acervos de Moisés Francisco e Museu Cenas, o registro mostra a região das Indústrias Wagner, ainda sem a famosa chaminé, em algum momento da década de 1940. Memória viva do setor industrial de Ponta Grossa, as Indústrias Wagner foram oficialmente inauguradas em 28 de setembro de 1943. O local começou como uma pequena fábrica de compensados em madeira para forma de concreto, mas foi se expandindo com o passar dos anos e se tornou uma das principais empresas dos Campos Gerais. O registro em questão é de algum momento do ano de 1959.

Nascida no molde de sociedade por cotas, a empresa mudou de razão social e passou ao controle integral da família Wagner em 1944. Nos anos seguintes, o processo de expansão da fábrica seguiu, até que em 1972 a família inaugurou em Manaus, começando o projeto de exportação dos bens produzidos. 

Já naquela altura, a produção da empresa era dividida em 50% para vendas no mercado interno e o restante para exportação. Os clientes das Indústrias Wagner ficavam localizados na Dinamarca, Reino Unido, Guiana Francesa e Oriente Médio. Assim que a filial de Manaus foi inaugurada, a empresa iniciou o processo de mudança na base operacional, encerrando as atividades da fábrica em Ponta Grossa.

Fontes: Diário dos Campos / G1 / Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Museu Cenas e Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.