1990
Do acervo de Luiz Carlos Kloster, o registro mostra a tradicional Locomotiva 250, já fora de atividade, no pátio da Rede Ferroviária Federal (RFF) em Vila Oficinas.
A locomotiva a vapor nº 250 foi idealizada pelo engenheiro Ewaldo Krüger, que adaptou peças de uma locomotiva Mikado 2-8-2 na década de 1930. O serviço foi concluído por seu filho, Germano Krüger, em 1940. Ambos foram funcionários da antiga Rede Ferroviária Federal.
Com exceção da caldeira, todas as peças da locomotiva foram construídas na Rede Ferroviária em Ponta Grossa. O novo trem iniciou suas atividades em 1942, puxando de seis a oito vagões lotados de mercadorias que auxiliaram na construção da Estrada de Ferro Central do Paraná, que ligava Ponta Grossa, nos Campos Gerais, até Apucarana, no norte do estado.
A Maria Fumaça trabalhou por exatos 30 anos, até ser “aposentada” em 1972. Por se tratar de uma locomotiva a carvão, foi substituída por um novo trem movido a diesel, como demandava a indústria da época para cortar custos.
Durante vários anos, a velha 250 ficou exposta junto à passagem de nível da avenida Visconde de Mauá, no bairro de Oficinas, até ser levada para um monumento construído no Parque Ambiental Governador Manoel Ribas. A instalação fica bem em frente a uma plataforma de embarque e desembarque de passageiros da então “Estação Paraná”, depois Rede Ferroviária Federal. O monumento passou por uma restauração completa em novembro de 2019.
Fontes: Acervo Prefeitura de Ponta Grossa / Diário dos Campos / Foto - Acervo de Luiz Carlos Kloster / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.