Rua Coronel Cláudio - Década de 1950

1950


Do acervo de Carlos Sviatowski, o registro mostra a tradicional rua Coronel Cláudio, na região central, em algum momento da década de 1950. Na imagem, é possível observar o prédio da Cervejaria Adriática, além de notar que a via ainda era aberta para o tráfego de veículos.

Na década de 1970, mais especificamente em 1972, Curitiba decidiu fechar uma das principais vias da cidade, a XV de Novembro, para o tráfego de veículos. A partir desse momento a avenida, que virou ponto turístico, ficou restrita apenas a pedestres e, anos mais tarde, viria a se tornar o ‘calçadão da XV’. 

Ainda naquela época, a ideia se tornou popular e Ponta Grossa repetiu o experimento, com a implantação da rua Coronel Cláudio exclusivamente destinada ao tráfego de pedestres, ideia que prosperou a partir da década de 1990. A exemplo de Curitiba, a Coronel Cláudio em Ponta Grossa também virou calçadão.

Coronel Cláudio Gonçalves Guimarães foi o primeiro interventor nomeado pelo Governo do Paraná para cuidar de Ponta Grossa após a Proclamação da  República,  em novembro de 1889. Ele tomou posse do cargo, hoje equivalente ao de prefeito, em 1º de fevereiro de 1890. Naquele momento, ainda não haviam eleições diretas para o cargo.

Fontes: Acervo de Diário dos Campos / Foto - Acervo de Carlos Sviatowski / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.