Prédio do antigo Colégio São Luiz - Década de 1930

1930


Da janela do Regente Feijó, um registro do prédio do antigo Colégio São Luiz, na Praça Barão do Rio Branco, em algum momento da década de 1930. A fotografia é do acervo de Carlos Sviatowski. 

O imóvel, inicialmente, foi de propriedade de Emílio Fiscardi. Em 1905, o então proprietário vendeu o prédio para o grupo das Irmãs Missionárias Servas dos Espírito Santo, grupo que se encarregou de instalar ali um primeiro grupo educacional: o Colégio Sant’Ana. 

Já na década de 1950, o mesmo grupo fez um acordo para trocar o Colégio Sant’Ana de sede, indo para um prédio na rua Senador Pinheiro Machado. Pouco tempo depois, em 1953, o prédio do antigo Colégio recebeu a Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras, que oferecia cursos de Geografia, História, Matemática e Letras no período noturno. 

A instituição posteriormente mudou-se para um imóvel localizado na Praça Santos Andrade, hoje sede da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

O prédio do antigo Colégio São Luiz foi tombado como Patrimônio Histórico em 2001, pelo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa.

Fontes: Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Ponta Grossa / iPatrimônio / Foto - Acervo de Carlos Sviatowski / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.