1978
Em 1978, as eleições para os poderes executivo e legislativo no Paraná, seguindo o modelo das demais unidades federativas do Brasil durante o período militar, foram divididas em duas fases. A primeira fase, em 1º de janeiro daquele ano, nomeou Ney Braga (Arena), ex-deputado federal, senador e ministro da Educação do governo Ernesto Geisel, para o cargo de governador do Estado.
A eleição para os cargos de deputados federais, estaduais e senador estava marcada para 15 de novembro, 45 dias depois do pleito para o executivo. Com Ney Braga liderando o Paraná, iniciou-se uma corrida do novo governador para angariar votos para os colegas de partido. No registro em questão, do acervo de Moisés Francisco, Braga aparece em Ponta Grossa, em um evento de campanha de candidatos do Arena. O cartaz ao fundo lista alguns nomes de candidatos locais que concorriam pela legenda para os três cargos, em especial o candidato ao senado Tulio Vargas, que naquele ano obteve mais de 1 milhão de votos em todo o Paraná, alcançando 48% dos votos válidos e liderando em números absolutos. Apesar disso, o eleito foi o segundo colocado, José Richa (MDB), por conta das somas de votos com as sublegendas.
Dos candidatos a deputado federal que aparecem no cartaz, foram eleitos naquele ano Ary Kffuri e Braga Ramos, que tinham base eleitoral nos Campos Gerais, mas nasceram em Irati e Teixeira Soares, respectivamente. Entre os estaduais, Cyro Martins foi eleito naquele ano para ocupar uma vaga no legislativo.
Fontes: Câmara Municipal de Curitiba / Assembleia Legislativa do Paraná / Câmara dos Deputados / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.