Jantar de cortesia para Getúlio Vargas - 1930

1930


Durante o estopim da Revolução de 1930, poucas semanas antes da deposição do então presidente Washington Luís, o interventor federal do Rio Grande do Sul, Getúlio Vargas, fez uma visita de cortesia a Ponta Grossa.

Oficialmente, não há registros sobre os motivos da visita.  Extraoficialmente, especula-se que Vargas tenha vindo aos Campos Gerais naquele período para articular o apoio de lideranças do Sul para sua chegada ao poder, no que deveria ser um governo provisório.

Em Ponta Grossa, Getúlio ganhou um jantar de cortesia de lideranças locais. A fotografia em questão é do acervo de Carlos Sviatowski.

O jantar ocorreu na residência do coronel Alcebíades de Miranda, nas proximidades da atual praça Barão do Rio Branco.

Vargas aparece no centro da mesa. Na fotografia, estão também as filhas e a esposa do Coronel Miranda, além de Dom António Mazaroto (sentado à direita  de Vargas) e Francisco Búzio (sentado, o segundo à esquerda de Vargas).

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / PodParaná / G1 / Departamento de História da UEPG / Foto - Acervo de Carlos Sviatowski / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.