1996
Por conta da reabertura democrática ainda recente no Brasil, a Constituição Federal passou por uma série de mudanças. O texto de 1988, por exemplo, não permitia a reeleição para os cargos do Executivo, algo que só foi mudar em 1997, quando uma emenda constitucional passou a autorizar uma reeleição para mandato subsequente e ilimitada para pleitos não-consecutivos.
Com isso, Ponta Grossa, assim como todos os municípios do Brasil até aquele momento, nunca tinham tido um prefeito por mais de um mandato. No entanto, um partido conseguiu mobilizar as vitórias nas disputas locais entre 1989 e 1996: o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).
A foto em questão é da campanha de 1996, quando a legenda lançou Jocelito Canto ao Executivo. Ele venceu o pleito daquele ano ao alcançar 42% dos votos válidos (54.363 votos). Antes disso , o Palácio do Ronda já havia sido ocupado por Pedro Wosgrau Filho e Paulo Cunha Nascimento, também integrantes do partido.
Na foto, Jocelito aparece ao lado da filha, Mabel Canto, então com 11 anos de idade. Atualmente, ela é deputada estadual pelo Paraná em segundo mandato.
Antes de ser prefeito, Jocelito Canto já havia sido eleito deputado estadual pelo antigo Partido Social Cristão (PSC), em 1994. Em 2002, foi candidato ao legislativo paranaense mais uma vez, sendo eleito pelo Partido Republicano Progressista (PRP) e, em 2006, foi reeleito à Assembleia Legislativa pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Fontes: Assembleia Legislativa do Paraná / Foto - Acervo de Jocelito Canto / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.