Multidão aguarda Getúlio Vargas - Setembro de 1950

1950


Milhares de pessoas aguardavam ansiosas nas imediações da praça Barão do Rio Branco, no centro de Ponta Grossa, pela chegada do então candidato à Presidência da República em 1950, Getúlio Vargas, que cumpria agenda de campanha nos Campos Gerais. Na ocasião, Getúlio realizou um comício na Concha Acústica Carlos Gomes, local que ficou famoso ao longo do tempo justamente por servir de palco para  discursos de políticos.

Na época senador do Rio Grande do Sul, Vargas estava acompanhado do então candidato a governador do Paraná, Bento Munhoz da Rocha Netto. Ambos venceram as eleições daquele ano e iniciaram seus mandatos no ano seguinte.

Vargas era considerado por muitos um político excêntrico e, até hoje, é uma das figuras mais emblemáticas da República brasileira. Nascido em São Borja, no interior do Rio Grande do Sul, chegou ao poder pela primeira vez após a Revolução de 1930, sobreviveu à contrarrevolução de 1932 e instaurou o Estado Novo em 1937, ficando no poder por exatos 15 anos, entre 1930 e 1945.

A primeira visita dele aos Campos Gerais, inclusive, foi justamente durante o estopim da Revolução de 1930, durante a deposição do então presidente Washington Luís, conforme registros do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

A eleição de 1950, quando Vargas visitou Ponta Grossa pela última vez, também marcaria a despedida dele da vida pública, governando o Brasil novamente entre 1951 e agosto de 1954.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / PodParaná / G1 / Departamento de História da UEPG / Foto - Acervo de Fundação Getúlio Vargas / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.