1970
Inaugurada em 2 de março de 1894, na gestão do então prefeito Manoel Vicente Bittencourt, a Estação Paraná foi projetada para ser a primeira estação ferroviária da cidade de Ponta Grossa. Parte de um grande complexo ferroviário que data do século XIX e passa bem no centro da cidade, a Estação serviu, durante alguns anos, como terminal de embarque e desembarque de passageiros.
No entanto, já no começo do século XX, o poder público local percebeu que a Estação Paraná já não era mais grande o suficiente para comportar a alta demanda pelo serviço, uma vez que no local também era feito o transporte de cargas. Com isso, a poucos metros dali foi construída, na primeira década do século XX, a Estação Saudade.
A partir de 1906, o prédio da primeira estação começou a ser usado como sede administrativa da rede ferroviária, função que foi exercida ali até meados da década de 1970, quando iniciou-se o processo de retirada dos trilhos da linha férrea do centro da cidade.
Após isso, a construção ficou sem função, até ser adquirida em definitivo pelo município, já na década de 1990. Na mesma época, a Estação Paraná foi tombada como Patrimônio Histórico e passou por uma completa revitalização.
Em 1995, ocorreu a reinauguração do prédio, agora reformado, mas preservando as características originais. No local, a Prefeitura instalou um museu: a Casa da Memória Paraná, que funcionou ali até 2020.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Foto - Acervo de José Francisco Pavelec / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.