Avenida Vicente Machado - Década de 1910

1910


Este é um dos raros registros da região da atual avenida Vicente Machado ainda sem pavimentação nos primeiros anos do século XX. Naquele momento, como os automóveis haviam acabado de ser inventados e ainda eram um artigo de luxo no Brasil, era muito comum na cidade o transporte a partir de carroças, como é possível notar na imagem.

A avenida carrega o nome de um dos personagens mais icônicos da política paranaense. 

Vicente Machado da Silva Lima nasceu na vizinha Castro no dia 9 de agosto de 1860, sendo o primeiro filho do capitão José Machado da Silva Lima e de Ana Guilhermina Laynes Pinheiro, família tradicional da elite campeira dos Campos Gerais.

Conforme os registros históricos, fez os primeiros anos de formação em Castro e depois em Curitiba, até que, em 1876, foi enviado para a Academia de Direito de São Paulo – para onde tradicionalmente eram mandados os filhos da aristocracia paranaense –, na qual se graduou em 1881, aos 21 anos.

Após conseguir a formação acadêmica em São Paulo, retornou ao Paraná, mas desta vez para instalar-se de forma definitiva em Ponta Grossa, onde aliados da família o iniciaram na trajetória política. Inicialmente, foi nomeado promotor público e, em 1883, o chefe do Partido Liberal na província, Jesuíno Marcondes, o nomeou secretário de governo. Em 1885, afastou-se temporariamente da política para abrir um escritório de advocacia e, pouco tempo depois, foi eleito deputado provincial pelo Partido Liberal.

Fontes: Acervo de Foto Elite / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.