Santa Casa de Misericórdia - Década de 1940

1940


Fotografia do acervo de Ivan Rocha que mostra a Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa durante a década de 1940. Inaugurada oficialmente em 8 de dezembro de 1912, inicialmente sob o nome de “Hospital de Caridade”, a Santa Casa contava com apenas 12 leitos, três médicos e oito funcionários em seu primeiro ano de atividades.

A unidade foi o segundo hospital filantrópico do Paraná, tendo sido convertido ao nome de “Santa Casa” em janeiro de 1919. 

A construção do Hospital, que permanece no mesmo endereço da rua Francisco Búrzio até os dias atuais, foi concebida em 1901, na gestão do ex-prefeito Ernesto Vilela, devido à carência de atendimento médico especializado na região dos Campos Gerais. Sendo Ponta Grossa a maior cidade do entorno, a ideia era que ela oferecesse tratamento para os municípios vizinhos. A obra teve início em 1907 e demorou cinco anos para ser finalizada.

Uma das especialidades do hospital é o atendimento neonatal, com mais de 60 mil partos realizados em mais de 100 anos de fundação.

Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa e Santa Casa de Ponta Grossa / Foto - Acervo de Ivan Rocha / Acervo Ponta Grossa Histórica

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.