1970
Durante mais de 30 anos, a antiga Locomotiva 250, construída nas oficinas da Rede Ferroviária Federal, em Ponta Grossa, auxiliou nas obras da Estrada de Ferro Central do Paraná, que ligava os Campos Gerais a Apucarana, no norte do Estado. A principal função do trem construído na cidade era o de realizar o transporte de matéria prima para a construção da linha férrea.
No entanto, com o avanço tecnológico na época, por se tratar de um equipamento antigo movido a carvão, e, a Locomotiva feita por Germano Krüger foi aposentada em 1972, para ser substituída por um trem a diesel. O registro em questão mostra um dos primeiros desembarques do “substituto” da 250 em Ponta Grossa, na antiga ‘estaçãozinha’ de Vila Oficinas, em algum momento da década de 1970.
A estação foi criada no ano de 1900, na região onde hoje encontra-se o Parque Linear. Com a modificação nas linhas de Ponta Grossa a partir de 1969, a estação acabou, em 1989, por ficar fora da linha principal; um ramal, entretanto, continuava a ligar o pátio à estação de Caracará para que se desse acesso a ela.
Fontes: Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa / Estações Ferroviárias do Brasil / Foto - Acervo de Moisés Francisco / Acervo Ponta Grossa Histórica
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