1994
Derrotado por Fernando Collor (PRN) em 1989, mas já consolidado após ter sido deputado federal por São Paulo entre 1989 e 1991, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disputou novamente a eleição presidencial em 1994. Na época, ele também era presidente nacional do Partido dos Trabalhadores e teve como vice em sua chapa o ex-deputado federal e atual presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES), Aloizio Mercadante.
Como naturalmente ocorre em qualquer campanha presidencial, os candidatos rodaram o Brasil e, naquele mesmo ano de 1994, Lula desembarcou nos Campos Gerais. O registro em questão é de um comício promovido no Clube Verde, no centro de Ponta Grossa. Ao lado do então candidato a presidente estavam Péricles de Mello (à esq.), candidato a deputado estadual e Padre Roque (à dir.), candidato a deputado federal, todos pelo Partido dos Trabalhadores.
Mello e Roque foram eleitos, enquanto Lula ficou em 2º lugar na disputa presidencial, com mais de 17 milhões de votos (27% do total), sendo derrotado por Fernando Henrique Cardoso (PSDB), eleito em turno único após fazer mais de 34 milhões de votos (54% do total).
Fontes: Acervo da Presidência da República / Câmara dos Deputados / Assembleia Legislativa do Paraná / Foto - Acervo de Péricles de Mello / Acervo Ponta Grossa Histórica
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.